Quem Somos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – COSEMS/PR é uma entidade que representa potencialmente os interesses das secretarias municipais de todo o Estado e congrega todos os Secretários como seus membros efetivos.


MISSÃO


O COSEMS tem por finalidade lutar pelo fortalecimento e autonomia dos municípios na área da saúde.


VISÃO


Ser uma entidade modelo no país pela sua organização e funcionamento, sendo interlocutora e suporte dos gestores municipais nas políticas públicas de saúde no estado do Paraná.


VALORES


Ética, Transparência, Comprometimento, Qualidade e Solidariedade.


FINALIDADES


O COSEMS tem por finalidade lutar pelo fortalecimento e autonomia dos municípios na área da saúde.
Promover apoio e subsídios para os processos de tomada de decisão da instituição e de todos os gestores municipais de saúde do Paraná, por meio de informação de qualidade e em tempo oportuno.
Fomentar o protagonismo dos gestores municipais nos espaços de discussão, decisão e pactuação do SUS, buscando a otimização dos recursos disponíveis.
Atuar como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações entre seus associados;
Promover o fortalecimento da política de saúde das Secretarias Municipais nas esferas municipal, estadual e federal;
Fomentar a participação das Secretarias Municipais de Saúde nas decisões tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e federais;
Encaminhar aos órgãos competentes propostas para equacionar os problemas da área da saúde;
Promover estudos e propor soluções aos problemas relativos ao desenvolvimento das regiões de saúde e redes de atenção à saúde;
Orientar e promover a participação e realização de congressos, conferências, seminários e outros eventos de interesse da saúde;
Garantir representação das Secretarias Municipais de Saúde em toda e qualquer comissão da esfera estadual constituída para tratar de assuntos de interesse das políticas públicas de saúde.


REPRESENTAÇÃO POLÍTICA


Os membros do COSEMS/PR fazem parte de todas as instâncias deliberativas e de negociação do setor saúde, como: Conselho Estadual de Saúde (CES), Comissão Inergestores Bipartite (CIB), Comissões Temáticas e Câmaras Técnicas, além de representação junto ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Todos os direitos reservados © Cosems-PR | Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – 2021

Desenvolvido por Bravvo Websites